Mas afinal, dinheiro traz ou não felicidade?

 “Dinheiro na mão é vendaval, dinheiro na mão é solução…” como diria Paulinho da Viola.

Ou seja, para quem está com dívidas, um dinheiro extra seria a solução para esses problemas e motivo de alegria. Mas há quem esteja com as contas em dia e dinheiro sobrando e, mesmo assim, se sente incompleto ou infeliz e gasta como se não houvesse amanhã. Mas afinal, dinheiro não traz felicidade?

Porém, são locais onde a população também afirma trabalhar muito, o que faz com que nem sempre sobre muito mais tempo para aproveitar a vida. Portanto, podemos relacionar à felicidade ao dinheiro quando falamos de ter uma vida tranquila, sem preocupações com dívidas e com a possibilidade de pagar por saúde, educação e lazer de qualidade. 

Um estudo na universidade de Harvard sobre compras que proporcionam sensação de felicidade e o resultado indica que, 34% das pessoas se sentem felizes depois de uma compra de bens materiais e 57% das pessoas têm sensação de felicidade após compras de serviços ou experiências. Isso mostra que o ato de comprar pode sim trazer prazer e bem-estar, mas que investir em experiências que acrescentem algo marcante à sua vida como uma viagem ou um curso acabam trazendo mais felicidade.

Mas também é preciso tomar cuidado pois às vezes o excesso de dinheiro pode trazer excesso de dívidas. Isso acontece quando as pessoas não têm uma organização clara das suas finanças e acabam gastando mais do que ganham, mesmo que ganhem muito dinheiro.

Por isso, a resposta para a pergunta “o dinheiro traz felicidade?” é: se usado com consciência, sim. Quando investimos dinheiro na realização de grandes sonhos e objetivos, crescimento pessoal e profissional e ainda conseguimos manter a vida financeira organizada o dinheiro pode sim ser um grande aliado da sua saúde física, mental e emocional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.