Dicas para usar o seu dinheiro com consciência

Como falamos, o dinheiro pode sim trazer felicidade se for bem usado. Por isso, vamos listar alguns pontos importantes para você aproveitar melhor seu dinheiro e garantir que está investindo não só em bens materiais, mas principalmente no seu bem-estar contínuo.

1º Manter as contas em dia

Se você está endividado, o primeiro passo para sair da crise financeira e da angústia que isso traz é quitar de vez as suas dívidas. Você deve estar pensando “tá, mas por onde eu começo se eu não tenho dinheiro?”

 Calma! 

Se for preciso, você pode contratar um empréstimo e trocar as dívidas caras como as do cartão de crédito por uma dívida mais barata: a parcela de um empréstimo com alguma garantia por exemplo, que está entre as taxas de juros mais baixas do mercado e ainda têm prazos longos e condições flexíveis de pagamento. 

Além disso, você pode usar a nossa planilha para organizar suas despesas e retomar o controle do seu dinheiro.

2º Crie uma reserva de emergência

Depois de colocar as contas em dia e sair do vermelho, é hora de criar uma reserva para as horas de desespero. Todo mundo está sujeito a ter uma a ter um reparo na casa, conserto no carro ou até uma emergência de saúde inesperados. Por isso, é muito importante ter um valor guardado para imprevistos. 

3º Invista em você

Contas em dia, ok. Reserva de emergência, ok. Então aproveite para investir em você! Se dar ao luxo de gastar mais com a sua alimentação, um curso novo ou bons momentos de lazer vão contribuir para a sua qualidade de vida. 

Para não perder o controle, você pode usar a técnica 50/30/20 para dividir seus gastos essenciais, supérfluos e o valor que vai para a poupança. Assim você paga todas as contas, investe no seu bem-estar e ainda consegue guardar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.